sexta-feira, fevereiro 02, 2018

BOLO DE IOGURTE E TANGERINAS




Tinha em casa uma quantidade enorme de tangerinas, daquelas que dizem que são biológicas, mas quem me segue sabe perfeitamente o que penso dos produtos ditos "biológicos". Mas continuando, estava naqueles dias menos bons, nesses dias tenho que ir para a minha cozinha (meu Santuário) lá sinto-me protegida (não sei explicar melhor). 😏Resolvi fazer o bolo de iogurte que via a minha saudosa mãe fazer. A minha Mãe era uma cozinheira de mão cheia, adorava cozinhar, e nunca teve problemas de fazer comida para muitas pessoas,  mas fazer doces? Nunca foi do que mais gostava de fazer, pois comer, gostava. Na minha memória de criança lembro-me de ver a minha Mãe a fazer 👉estas argolinhas,  salame de chocolate,  bolo de bolacha, arroz doce, fatias paridas (douradas), o bolo de iogurte era o que vi a minha mãe fazer sempre, uma receita que lhe foi passada por uma vizinha do prédio ao lado mas que as varandas eram juntas e conversavam muito etc...Receita do bolo abaixo👇 só alterei, a minha mãe fazia o bolo de iogurte simples com iogurte simples ou de sabores conforme o que tinha em casa, e com óleo Fula que era o que sempre vi na casa dos meus pais, hoje com as modas, há óleos de tudo e todos, o caso deste que usei de coco que já o uso há pelo menos uns dois ou três anos, e reguei com a calda coisa que a minha mãe nunca fez, assim como o glacê. Obrigada minha mãe por estes sabores que tenho na minha essência.❤❤ As saudades sempre no auge.❤❤


Ingredientes:
-raspa de 5 tangerinas
-1 iogurte Grego
-1 copo de açúcar amarelo
-2 copos de farinha Branca de Neve
-1 copo de óleo de coco
-1 c. de sobremesa de fermento em pó
-3 ovos

Numa tigela peneirei a farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] com o fermento e juntei o açúcar amarelo reservei. Noutra tigela bati os ovos, com o iogurte com a raspa das tangerinas. Adicionei o preparado dos ovos aos secos reservados e envolvi bem (sem bater), depois adicionei o óleo de coco, e voltei a envolver até obter uma mistura homogénea. Deitei o preparado numa forma untada e polvilhada de pão-ralado e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, até espetar o palito e o mesmo sair seco (no meu forno levou 35 minutos).


Depois de cozido o bolo retirei o mesmo da forma e voltei a coloca-lo na mesma onde reguei com uma calda que tinha feito previamente. Deixei o bolo arrefecer na forma e absorver a calda na totalidade. Quando o bolo estava completamente frio deitei por cima um glacê simples.

Calda:
-300 ml de sumo de tangerinas
-50 g de açúcar branco
-1 c. de chá de baunilha líquida

Levei os ingredientes ao lume até o açúcar derreter e o sumo espessar.


Glacê:
-1/2 chávena de açúcar em pó
-1 1/2 c. de sopa de água

Misturar tudo muito bem até obter uma mistura brilhante pronta a aplicar.

Nota: O copo de medida é o copo de iogurte de vidro que era o que havia quando eu era criança, mais tarde substituídos pelos de matérias plásticas ou sei lá o quê. Hoje já há muitas marcas de iogurtes que voltaram a usar copos de vidro. 



Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica